titulo
O Grupo já foi contemplado em cinco edições pela Lei Municipal de Fomento ao Teatro, os projetos realizados contribuíram muito para que o grupo aprofundasse sua experiência e pesquisa, e levasse seus espetáculos a lugares onde normalmente o teatro não chega, gerando assim um grande processo de formação de público. Esses projetos promoveram encontros, debates, intercâmbios com outros grupos e artistas, oficinas, palestras e circulação de seus espetáculos de repertório.
folder de la pra ca
XXIII Edição - Projeto - "DE LÁ PRÁ CÁ DE CÁ PRÁ LÁ"
O grupo As Meninas do Conto pretende com seu quinto projeto de Lei de Fomento DE LÁ PRÁ CÁ DE CÁ PRÁ LÁ – expansão, circulação, intercâmbio e formação de público na trilha Leste Sul: expandir sua pesquisa de linguagem para o público adulto e também sua presença na cidade de São Paulo, atuando nas regiões mais distantes de sua sede – zonas Leste e Sul; circular com seu último espetáculo "Bruxas, Bruxas...e mais Bruxas!!!", desenvolver intercâmbio com a Cia O Grito e Grupo Sobrevento, não apenas para trocar conhecimentos, como para fortalecer os vínculos com os artistas e comunidades das regiões sul e leste; e o mais importante, continuar formando público, fato que vem realizando com grande êxito desde sua fundação. Além disso, iniciará uma pesquisa cênica para o público adulto, com o material do livro As Mil e Uma Noites, traduzido por Mamed Mustafá Jarouche para o português diretamente do árabe. Os chamados experimentos cênicos serão apresentados a diferentes públicos, na Casa da História, sede do grupo, assim como nas sedes dos grupos parceiros. A troca de oficinas e apresentações, na perspectiva de estabelecer novas parcerias, e abrir campos de diálogo com o Grupo Sobrevento e Cia O Grito, objetiva também alcançar as comunidades onde os grupos estão inseridos.

Para saber mais da programação entre na nossa página do facebook

 

 

Experimento Cênico - Mil E Uma Noites

O grupo realizou através de seu projeto de Lei de Fomento De Lá Prá Cá e De Cá Prá Lá, um Experimento Cênico que foi apresentado em sua sede. Criado a partir de histórias selecionadas do grande clássico da tradição oral As Mil e Uma Noites. Sinopse Tomamos por modelo a sede do grupo, a Casa da História, para configurar o experimento. Diversos cômodos da Casa serviram de espaço cênico para as apresentações das histórias. Tanto o quintal, quanto o banheiro, tanto a sala de ensaio, quanto a cozinha, foram ocupados pelas atrizes e suas personagens. E a cada noite histórias diferentes.
folders


XVIII Edição - Projeto 15 Anos de História


O projeto “15 anos de histórias” contemplado pela Lei
Municipal de Fomento ao Teatro foi realizado no 4 período de junho de 2011 a maio de 2012. O projeto foi idealizado para comemorar os 15 anos de existência do grupo As Meninas do Conto. Diversas atividades foram realizadas: III Ciclo de Reflexão sobre a Arte Narrativa, Rodas de Histórias, Oficinas de Aprimoramento para as atrizes do grupo, Oficinas abertas ao público, criação do espetáculo Bruxas, Bruxas...e mais Bruxas!, e uma Mostra deRepertório com todos os espetáculos do grupo e também do novo trabalho.

 

 



fotos

 




Projeto 2010

Acesse os links e assista ao documentário “Caravana Noroeste”, realizado em 2010, durante o último projeto de Lei de Fomento, em que o grupo circulou pela região noroeste de São Paulo

foto capa fomento 2008

XI Edição – Projeto Estações

Para esta edição os grupos As Meninas do Conto, Cia Rodamonho e Furunfunfum, se uniram para criar um projeto de circulação de seus espetáculos pela região Noroeste da cidade, em diferentes espaços: centros comunitários, bibliotecas, centros de saúde, CEUS, praças e ruas. Também ofereceu oficinas como forma de socializar seus conhecimentos em teatro, música e narração de histórias. Para aprofundar seus conhecimentos dramatúrgicos, tiveram oficinas com Luis Alberto de Abreu e Rubens Rewald. Alguns textos produzidos nestas oficinas foram publicados em um Fanzine, que foi distribuído gratuitamente.

IIV Edição

Os grupos As Meninas do Conto, Furunfunfum e Cia Rodamoinho realizaram seu primeiro projeto de Lei de Fomento nos anos de 2006 e 2007, com duração de 15 meses. Pesquisaram a linguagem da máscara neutra, do clown e também de danças populares brasileiras, como Moçambique e Samba-Lenço. E, como fruto desta pesquisa criaram o espetáculo “Se essa História Fosse Minha”. O espaço do grupo As Meninas do Conto foi sede de várias atividades oferecidas ao público: II Ciclo de Reflexão da Arte de Contar Histórias, oficinas sobre a arte de contar histórias, teatro e educação. Ainda realizaram uma Mostra de Teatro, com seus repertórios, no Sesc Pompéia.





botao volta